.

.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

EXPOSEGMA EM CHAPADINHA É O MAIOR SUCESSO


Secretário de Segurança do Maranhão e sua comitiva no Stand do 16º BPM
A Exposição de Segurança do Maranhão(EXPOSEGMA) chegou na cidade em Chapadinha na última quarta feira (10/08/2016), onde foram realizadas palestras sócio educativas, abordando diferentes temas tais como: Proerd (programa educacional de resistência as drogas), Saúde Bucal, Prevenção a incêndios, prevenção à Acidentes de trânsitos, combate a violência, combate à assalto a bancos, combate à crimes ambientais, e outros.  

Foram abordados temas destacando o valor da família como instituição de paz, mostrando a importância da religiosidade no mundo de hoje divulgando o evangelho através de cultos  ecumênicos, assim como orientações sobre tudo aos jovens, para que eles não entrem no mundo das drogas, e palestras fazendo uma amostra de como é feito o trabalho das forças segurança no estado.

É uma exposição sobre segurança pública do Maranhão. Dentro desse contexto, este projeto visa combater os entorpecentes e a violência, além de aproximar as forças de segurança com a sociedade. Há necessidade do trabalho preventivo contra as drogas e violência e também da integração entre a sociedade e o estado, por isso a EXPOSEGMA ministra palestras em escolas, em praças, teatros, associações entre outros setores indispensáveis na parceria deste projeto.

A Exposegma na edição de Chapadinha, contou com parcerias importantes dentre elas: Exército brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, são parceiras também as forças de segurança do estado compostas pelas polícias: Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar, CTA, SEAP, GUARDA MUNICIPAL, 6ª CIRETRAN e AGENTES DE TRÂNSITOS. Contou também com apoio da Prefeitura Municipal de Chapadinha, igrejas evangélica e católica, escolas e as comunidades. A Exposegma 2016 tem o total apoio do governo do estado, assim como do secretário de estado de segurança pública do Maranhão Dr. Jefferson Portela


As drogas e a violência tem se tornado cada vez mais presente em escolas e domicílios dos lares brasileiros. Em consequência disso, vê-se a todo instante, famílias sendo destruídas pelo Brasil a fora. No Maranhão, a droga e a violência também tem um crescente considerável nesta década.

Atualmente, o uso de drogas tem se tornado crescente em toda a sociedade, independente do sexo, idade, raça ou classe social. Quando falamos sobre este assunto, é impossível deixar de associar a ele a questão da violência. As drogas entraram na sociedade de uma maneira devastadora, fazendo vítimas a todo o momento. Famílias destruídas pela violência urbana que tem como principal causa esta dependência doentia (Gazal, Denise 2012).

A violência também é um grande desafio à sociedade e ao estado, uma vez que todos nós seres sociais somos vítimas diariamente dos mais diversos tipos de violência. [...] independentemente dos formatos ou modelos que assume, como mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, e, reconhecendo que [...] as fortes pressões que os processos de exclusão sociocultural geram sobre as famílias brasileiras, acentuando suas fragilidades e contradições, faz-se primordial sua centralidade no âmbito das ações da política de assistência social, como espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primária, provedora de cuidados aos seus membros, mas que precisa também ser cuidada e protegida (BRASIL, 2004a, p. 35).

As atividades iniciaram a partir das 08:00 horas do dia 10 de agosto de 2016, na praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo), e se estendendo até as 17:00 horas, onde milhares de pessoas visitaram os Stands que ali se encontravam, trocando informações entre os expositores, ou seja, mantendo uma aproximação com os órgãos de Segurança Pública do estado do Maranhão.
      
2  A aproximação entre o estado e a sociedade é importante para provar que as politicas públicas desenvolvidas de forma constante tem a eficácia de maximizar a relação direta com o poder público, além de mediar conflitos e desmistificar a imagem do setor público. A interação entre a sociedade estudantil e as forças de segurança pública como, no caso, militares do Maranhão, corroboram que o papel dos militares é de preservar e manter a ordem pública não só de maneira repressiva, mas também de maneira eficiente e inteligente, trazendo os estudantes para perto das forças de segurança, mostrando como o papel da educação é fundamental para a transformação do ser social. A EXPOSEGMA, por sua vez, como terceiro setor, tem o formidável prazer de proporcionar esta mediação entre o estado e a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Agradecemos a compreensão de todos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.