.

.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

POLÍCIA MILITAR REALIZA PALESTRA DE EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO PARA ALUNOS DO IEMA POLO BREJO/MA


Na última sexta-feira (17/05), o 16º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do Major Wermeson, realizou uma palestra com o tema “CONSCIENTIZAÇÃO PARA REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO”, participaram da palestra alunos e funcionários do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

O evento foi realizado pelo próprio IEMA que solicitou junto ao comando do Batalhão os palestrantes, o tema abordado está sendo ministrado em diversas escolas da área do 16º BPM, com o objetivo de orientar e alertar para o alto índice de acidentes envolvendo condutores de veículos e faz parte da Campanha Maio Amarelo – “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”. Durante a palestra, que fora ministrada pelo 1º TEN Alan Cárter e Sargentos Lima Júnior e Abílio, os alunos receberam orientação quantos aos cuidados que devem tomar no trânsito, em especial aos itens obrigatórios de segurança. O Sargento PM Lima Júnior fez uma explanação sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) alertando para a obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação, do cinto de segurança, do capacete para motorista e passageiro, valores das penalidades, dentre outros itens constantes no CTB, mostrou ainda a estatística de acidentes e mortes causadas pela imprudência, negligência e imperícia de condutores de veículos.
O Sargento PM Abílio ressaltou que os acidentes com mortes, principalmente envolvendo os motociclistas, vem crescendo na região do Baixo Parnaíba fato ocorrido principalmente pela falta de um item obrigatório de segurança, o capacete, bem como a imprudência, negligência e imperícia dos condutores. Alertou e orientou a todos os adolescentes que não devemos descumprir o que diz o CTB. Para o Tenente Alan Cárter o grande problema é a falta de consciência, em especial dos pais, haja vista que estes entregam seus veículos para menores de 18 anos, fato proibido pela legislação de transito, inclusive esses condutores, menores, não utilizam capacete. Tudo parte do ensinar, educar, se cada responsável tiver a consciência, que entregando uma motocicleta para um menor de idade, estará cometendo um ato que vai de encontro à lei. E desse ato, pode gerar um crime de trânsito com perdas de vida, citou também a falta de consciência dos pais no transporte de crianças, muitas vezes observamos menores, de sete anos sendo conduzidas em cima de tanques, na garupa, sem a devida preocupação pela vida dessas crianças, inclusive motocicletas transportando três, quatro, cinco pessoas, dentre elas crianças. Enfatizou ainda que o 16º batalhão vem realizando campanhas de conscientização em escolas sobre a temática do trânsito, pois somente assim, com orientação é que podemos reduzir o alto índice de acidentes envolvendo em especial os motociclistas, bem como reprimindo as práticas ilícitas no trânsito. Para a aluna Maíza Mendes, da turma 201 do curso de agricultura orgânica, a perda de uma vida para um pai e uma mãe não tem como ser suportada, falou ainda da importância do uso de capacete para a segurança dos motociclistas. A aluna Thalia Viana da turma 201 do curso serviços Jurídico ficou emocionada devido ao relato dos palestrantes no lidar com diversas ocorrências envolvendo até parentes no trânsito. O professor Márcio da Disciplina Física afirmou que a perda de amigos lhe faz refletir sobre a consciência, em especial em cidades pequenas, que a falta de orientação para pais e pessoas da comunidade causam diversos problemas. Frisou ainda o papel social da Policia Militar que é orientar, procurar educar a comunidade, e que a verdadeira polícia estará sempre do lado da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Agradecemos a compreensão de todos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.